sexta-feira, 2 de agosto de 2013

CASA DO FUTURO - EDISON IVANOV arquiteto e urbanista

" A CASA DO FUTURO"Para quem ainda não leu 1984 de "George Orwell"
O Magazine da Arquitetura, faz uma associação irônica deste conceito ao processo de Privatizações.


CASA DO FUTURO
Num futuro próximo poderemos pensar que nossa casa estará cada vez mais perto do “BIG BROTHER”, como descreveu George Orwell em 1984. Já alguns canais de TV internacionais e brasileiros, apresentam programas com este conceito, porém não discorrem sobre o futuro da sociedade que habitará a casa no futuro.
PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO
Estaremos em 2020 com mais de 20 metrópoles ou megacidades, apenas no hemisfério sul, ou seja, teremos complexos urbanos acima de 10 milhões de habitantes no terceiro mundo. A exemplo do que já vem ocorrendo; os investidores internacionais, descobriram os serviços públicos, como um investimento de retorno garantido a curto prazo, sobre controle e manipulação do mercado de capitais. Vejamos que apenas um ponto de telefonia, alcançou no processo de privatização das teles no Brasil, a marca de mil reais, causando um transtorno turbulento no mercado. Ao presenciarmos o interesse de multinacionais por apenas um fio em sua casa, poderemos inferir que pontos de água de luz e agora mais recentemente o ponto do gás, serão os próximos alvos do mercado de capitais. A crise entre a Petrobrás e a Bolívia está longe de um consenso, uma vez que ainda não está explícito o processo de privatização da distribuição e comercialização dos pontos domésticos.
CONTROLE ABSOLUTO DO SISTEMA
Se você ainda não acredita que o “GRANDE IRMÃO” o está controlando, saiba que não tardará para que na “CASA DO FUTURO” estranhos fenômenos se apresentem para apavorá-lo no seu cotidiano. Ainda hoje quando tentar ascender o gás do fogão, faça uma reflexão sobre como será daqui a 20 anos; assim que for ascendê-lo uma gravação será ouvida:
Os seus créditos com a companhia acabaram, vc poderá acessar o seu banco agora com um clik para antecipar seu crédito ou usar os créditos ainda restantes do sistema elétrico. “Bom Jantar”...
Mas se esta chamada não o alertou para o futuro, visualize que assim que vc entrar na garage e tentar ligar o seu carro, ouvirá novamente a indesejável voz cibernética:
Você não pagou o IPVA, e consta no sistema que os seus pontos negativos já ultrapassaram a cota além de que sua placa não poderá entrar no trafego hoje, tente outro veículo e não esqueça de quitar seus débitos junto a operadora de créditos de serviços domésticos.
SAIBA DAS SURPRESAS DESTE CONCEITO;
Acessando este site, tentaremos convencê-lo de que o sistema trabalha 24 hs para melhor operacionalização da administração absoluta do conforto e da tão sonhada qualidade de vida. Mande suas críticas e sugestões para o MAGAZINE DA ARQUITETURA, e opine sobre a CASA DO FUTURO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário