terça-feira, 24 de setembro de 2013

PLANO DIRETOR DE SÃO PAULO - EDISON IVANOV arquiteto e urbanista

PLANO DIRETOR DE SÃO PAULO

Autor do Texto: EDISON IVANOV arquiteto e urbanista

TÍTULO: A CIDADE COMO UMA PIZZA

CIDADE VIRTUAL - DISNEYLAND  A voracidade com que o usuário do centro ataca o tecido urbano, vem corroendo a qualidade da Cidade Real e banalizando o consumo dos espaços públicos. Alterações urbanas levaram o centro histórico de cidades modernas a desenvolverem atividades diversificadas, jogando a cidadania para segundo plano. Jamais poderemos deixar de entender a qualidade de vida, buscando-a incansavelmente, e cobrando da administração pública e de todo o setor produtivo a preservação do meio ambiente urbano.

METRÓPOLES
Em 2.025: Haverá 26 metrópoles com mais de 10 milhões de habitantes 4 delas estarão localizadas no hemisfério norte, Ou seja, no 1º Mundo (Mundo desenvolvido)
22 estarão no hemisfério Sul 

MEGACIDADES
São Paulo – Será uma das MEGACITIES, mas não será uma cidade Global, por não representar influência na produção internacional, portanto será de Segunda categoria, por apresentar problemas graves e de grandes proporções.
 Matemática urbana
A CIDADE COMO UMA PIZZA

Para se entender o planejamento de uma superfície, é fundamental o critério de distribuição da terra e dos benefícios urbanos.

Podemos dizer que os serviços públicos ainda privilegiam os ditos setores produtivos, cuja arrecadação vem caindo ao longo dos anos no ranking da receita dos municípios.
A conscientização ambiental avança no direito à cidade e ao acesso à terra, de forma democrática e participativa, reinventando a parcela justa de terra para cada cidadão.
Quinhão, Sesmarias, Capitanias Hereditárias, Parcelamentos, lotes, Cidades e quadras, foram sempre fórmulas adotadas para a distribuição do solo, das funções sociais e produtivas destinadas a sociedade.

PLANEJAMENTO E PIZZA

Como dividir a pizza e distribuir os percentuais, com parcimonialidade e justiça?
Poderemos começar por parcelar a superfície na ordem de importâncias, sociais, produtivas, ambientais, institucionais e culturais, o objetivo principal será sempre a coletividade e a qualidade de vida. Atribuir percentuais às funções já estabelecidas será uma tarefa delicada, mas não impossível.
Se pensarmos a cidade como uma PIZZA, poderemos começar a parti-la em igualdade, avaliando a distribuição dos pedaços conforme a atribuição de cada função. Deveremos refletir que por muitos anos o Poder Produtivo, vem ditando as regras na hora de partilhar a pizza, onde a sociedade acaba sempre por disputar as migalhas que sobram. Em havendo predisposição de todos os seguimentos, principalmente dos administradores e dos agentes negociadores da terra, poderemos parcelar a superfície de forma democrática e respeitosa para com o meio ambiente; assim distribuídos:

RESIDENCIAL -  45 %

-       Poderemos  admitir que o proprietário original da terra será sempre o homem enquanto morador e usuário da superfície; e que a este pertence todo o direito de ir e vir, quando bem entender. Poderemos ainda agregar algumas funções peculiares de preservação ambiental, como garantia de vida para a espécie, como a solução para os resíduos gerados na sociedade e por fim como uma distribuição democrática e irrestrita socialmente. Se estabelecermos que 50 % da superfície será reservada para a função morar, ficará mais fácil a distribuição dos outros pedaços. Lembrando que a vocação de cada município deve ser considerada e a tendência da ocupação maciça das grandes capitais as proporções deverão ser resguardadas e computadas.
REPARTINDO A  GRANDE  PIZZA

RESIDENCIAL.................................................      45 %
LIXO NÃO INDUSTRIAL...............................          5 %
INDÚSTRIA....................................................         10 %
COMÉRCIO E SERVIÇOS..............................     10 %
LAZER CULTURAL E TURISMO.....................     5 %
INSTITUCIONAL............................................          5 %

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, ..............           20 %

EDISON IVANOV arquiteto e urbanista
São Paulo, 13 de dezembro de 2012
ivanov@arquitetoonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário