terça-feira, 24 de setembro de 2013

MINHOCÃO-SP - RECICLAGEM - EDISON IVANOV arquiteto e urbanista

EDISON IVANOV arquiteto e urbanista

ARTERIAL  DE
 TRANSPORTE RÁPIDO


A ligação oeste/leste conta ainda com uma importante via de escoamento através do elevado (Minhocão). A demolição do elevado tem gerado controvérsias desde sua inauguração, mas ganhou espaço na sociedade organizada por volta de 1989, quando começou a ser fechado nos horários de sossego e para lazer da população aos domingos. As discussões passaram pela parte a favor da demolição total, bem como do aproveitamento de parte e demolição parcial. O fato é que o elevado nasceu tarde para São Paulo, enquanto cidades americanas já discutiam a substituição de suas vias rápidas elevadas e as vias de contorno também elevadas por causa do impacto visual, a poluição sonora e a falta de segurança da tais artérias que preocupavam quem por elas transitavam. Aqui em São Paulo houveram reflexões sobre a questão da segurança e do impacto visual negativo que degradaram espaços importantes e belos da cidade. Outro aspecto é a manutenção da via e a fadiga da estrutura atual de difícil recuperação, um sistema ultrapassado.

EQUIPAMENTO IMPORTANTE

As atividades desenvolvidas ao longo do trecho são diversificadas, foram cuidadosamente estudas para o encaminhamento da proposta, assim sendo, influenciarão no comércio local, no tráfego; e resultarão em preocupações diversas que exigirão soluções a altura da demanda dos mais importantes equipamentos como o novo centro Comercial da Concórdia, os Parques Água Branca, Ibirapuera, Memorial da América Latina e o Aeroporto de Congonhas, além de todos os bairros que serão atingidos com a execução da obra. O crescimento  é pujante, a densidade construtiva e populacional também, mas a malha viária e deterioração proporcionada a quem cruza pelo elevado, são as mesmas de 30 anos atráz.

ANÁLISE DOS ASPECTOS BÁSICOS

ALTA TAXA DE FREQUENCIA DO TURISMO DE NEGÓCIOS:
LOCALIZAÇÃO E ACESSIBILIDADE AO COMÉRCIO
ANÁLISE DAS INTERFERÊNCIAS E IMPACTOS
FALTA DE MONITORAMENTO DO CRESCIMENTO
DENSIDADE CONSTRUTIVA EM FRANCA ASCENSÃO
ÁREAS LIVRES E OSCIOSAS
POTENCIALIDADE – IMOBILIÁRIA
INTEGRAÇÃO DOS TRANSPORTES COLETIVOS
MAIOR CONFORTO NO DESLOCAMENTO DA POPULAÇÃO
SANEAMENTO AMBIENTAL E PAISAGISTICO

SOLUÇÃO PROPOSTA

O Transporte coletivo já está novamente competindo com o Metrô e suprindo seu déficit, os bolsões vazios estão sendo invadidos para estacionamentos e moradia provisória, as áreas verdes estão sendo destruídas aos poucos, enfim a falta de planejamento os custos de manutenção, exigem critérios extremamente cuidadosos, que incentivem a discussão das melhores soluções para o problema. A solução proposta se apresenta; através de um projeto integrador de reurbanização  que venha a ligar todos os equipamentos atuais para negociações com os setores envolvidos, na busca de harmonia entre as funções locais e o desenvolvimento tranqüilo para sua população, devolvendo a valorização e a tranqüilidade para os pioneiros de São Paulo, quem sem dúvida voltarão a habitar e dar vida a esta área da cidade, assim que o projeto for implantado.
O Projeto prevê a demolição parcial das vias de rolagem, mantendo parte da estrutura de sustentação, rebaixando-a quando necessário a acessibilidade do sistema proposto e implantado novo conceito plástico para total integração as áreas verdes por onde passa. O Primeiro trecho previsto é a ligação do Largo Pe Péricles até a Rua Treze de Maio, que posteriormente será prolongado com a região da Mooca. Um terceiro momento de integração será a ligação do sistema pela área central da cidade levando o transporte coletivo até o aeroporto de Congonhas.

 EQUIPAMENTO PROPOSTO

O carro utilizado será do tipo deslizante magneticamente, causando o mínimo de ruído e impacto visual para os trechos via superfície (Monotrilho). A composição será biarticulada ou  triarticulada conforme pico, com capacidade para 250 passageiros por unidade, atingindo uma capacidade hora inicial de de 100 mil pessoas. O sistema prevê implantação inicial para o trecho que compreende o Bairro da Água Branca até o pronto da bifurcação com a Av 23 de Maio, onde serão analisadas as interferências, para implantação, bem como impacto ambiental. A proposta estuda trechos com possibilidade de estações planas e horizontais ao nível da via, estações de integração com o metrô e estações elevadas eliminando cruzamentos com pontes ou vias existentes. A estrutura de suporte atual será modernizada para receber estrutura metálica horizontal de rolagem capazes de absorver o empuxo gerado pelo tráfego, bem como minimizar o ruído, cujo impacto vem a ser considerado pelos moradores como o maior incômodo do sistema atual Anexo mapas para elucidar a proposta.


São Paulo 05 de março de 2006-03-05


EDISON IVANOV arquiteto e urbanista

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