EDISON
IVANOV arquiteto e urbanista
REF:
PROJETO MINHOCÃO FREE - SP
ARTÉRIAL DE TRANSPORTE RÁPIDO
A
ligação oeste/leste conta ainda com uma importante via de escoamento através do
elevado (Minhocão). A demolição do elevado tem gerado controvérsias desde sua
inauguração, mas ganhou espaço na sociedade organizada por volta de 1989,
quando começou a ser fechado nos horários de sossego e para lazer da população
aos domingos. As discussões passaram pela parte a favor da demolição total, bem
como do aproveitamento de parte e demolição parcial. O fato é que o elevado
nasceu tarde para São Paulo, enquanto cidades americanas já discutiam a
substituição de suas vias rápidas elevadas e as vias de contorno também elevadas
por causa do impacto visual, a poluição sonora e a falta de segurança da tais
artérias que preocupavam quem por elas transitavam. Aqui em São Paulo houveram
reflexões sobre a questão da segurança e do impacto visual negativo que degradaram
espaços importantes e belos da cidade. Outro aspecto é a manutenção da via e a
fadiga da estrutura atual de difícil recuperação, um sistema ultrapassado.
EQUIPAMENTOS IMPORTANTES
As atividades desenvolvidas ao longo do trecho são diversificadas, foram cuidadosamente estudas para o encaminhamento da proposta, assim sendo, influenciarão no comércio local, no tráfego; e resultarão em preocupações diversas que exigirão soluções a altura da demanda dos mais importantes equipamentos como o novo centro Comercial da Concórdia, os Parques Água Branca, Ibirapuera, Memorial da América Latina e o Aeroporto de Congonhas, além de todos os bairros que serão atingidos com a execução da obra. O crescimento é pujante, a densidade construtiva e populacional também, mas a malha viária e deterioração proporcionada a quem cruza pelo elevado, são as mesmas de 30 anos atráz.
ANÁLISE
DOS ASPECTOS BÁSICOS
ALTA TAXA DE FREQUENCIA DO TURISMO DE
NEGÓCIOS:
LOCALIZAÇÃO E ACESSIBILIDADE AO
COMÉRCIO
ANÁLISE DAS INTERFERÊNCIAS E IMPACTOS
FALTA DE MONITORAMENTO DO CRESCIMENTO
DENSIDADE CONSTRUTIVA EM FRANCA
ASCENSÃO
ÁREAS LIVRES E OSCIOSAS
POTENCIALIDADE – IMOBILIÁRIA
INTEGRAÇÃO DOS
TRANSPORTES COLETIVOS
MAIOR CONFORTO NO DESLOCAMENTO DA POPULAÇÃO
SANEAMENTO AMBIENTAL E PAISAGISTICO
MAIOR CONFORTO NO DESLOCAMENTO DA POPULAÇÃO
SANEAMENTO AMBIENTAL E PAISAGISTICO
SOLUÇÃO PROPOSTA
O
Transporte coletivo já está novamente competindo com o Metrô e suprindo seu déficit,
os bolsões vazios estão sendo invadidos para estacionamentos e moradia
provisória, as áreas verdes estão sendo destruídas aos poucos, enfim a falta de
planejamento os custos de manutenção, exigem critérios extremamente cuidadosos,
que incentivem a discussão das melhores soluções para o problema. A solução
proposta se apresenta; através de um projeto integrador de reurbanização que venha a ligar todos os equipamentos
atuais para negociações com os setores envolvidos, na busca de harmonia entre
as funções locais e o desenvolvimento tranqüilo para sua população, devolvendo
a valorização e a tranqüilidade para os pioneiros de São Paulo, quem sem dúvida
voltarão a habitar e dar vida a esta área da cidade, assim que o projeto for
implantado.
O
Projeto prevê a demolição parcial das vias de rolagem, mantendo parte da
estrutura de sustentação, rebaixando-a quando necessário a acessibilidade do
sistema proposto e implantado novo conceito plástico para total integração as
áreas verdes por onde passa. O Primeiro trecho previsto é a ligação do Largo Pe
Péricles até a Rua Treze de Maio, que posteriormente será prolongado com a
região da Mooca. Um terceiro momento de integração será a ligação do sistema pela
área central da cidade levando o transporte coletivo até o aeroporto de
Congonhas.
EQUIPAMENTO PROPOSTO
O
carro utilizado será do tipo deslizante magneticamente, causando o mínimo de
ruído e impacto visual para os trechos via superfície (Monotrilho). A
composição será biarticulada ou triarticulada conforme pico, com capacidade
para 250 passageiros por unidade, atingindo uma capacidade hora inicial de de
100 mil pessoas. O sistema prevê implantação inicial para o trecho que
compreende o Bairro da Água Branca até o pronto da bifurcação com a Av 23 de
Maio, onde serão analisadas as interferências, para implantação, bem como
impacto ambiental. A proposta estuda trechos com possibilidade de estações
planas e horizontais ao nível da via, estações de integração com o metrô e
estações elevadas eliminando cruzamentos com pontes ou vias existentes. A
estrutura de suporte atual será modernizada para receber estrutura metálica
horizontal de rolagem capazes de absorver o empuxo gerado pelo tráfego, bem
como minimizar o ruído, cujo impacto vem a ser considerado pelos moradores como
o maior incômodo do sistema atual Anexo mapas para elucidar a proposta.
São
Paulo 05 de março de 2006-03-05
EDISON
IVANOV
arquiteto e urbanista
ivanov@arquitetoonline.com.br
ivanov@arquitetoonline.com.br
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